Paulo Guedes defende zerar encargos trabalhistas

Enaex

Publicado em 22/11/2019 - 16:17 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que a economia brasileira já dá sinais de recuperação mais expressiva e deve crescer o dobro no ano que vem, graças às reformas e mudanças que estão sendo realizadas agora.

 

"As coisas estão acontecendo na direção correta, a baleia já está se movendo, começou a mexer. Eu mesmo tinha dúvidas [sobre] quão rápido a coisa poderia acontecer, e está acontecendo no prazo esperado. A economia na margem já está acelerando, já chega nesse fim de ano crescendo bem acima de 1%. O integral do ano vai ser um pouco acima de 1%, mas a verdade é que na margem, sobre setembro do ano passado, já está a 2% e pouco. Então para o ano que vem a gente está relativamente seguro de que ela cresce o dobro do que cresceu esse ano".

 

O ministro da Economia defendeu ainda que a desoneração da folha de pagamentos seja pautada durante a reforma tributária.

 

"Agora vamos reduzir os encargos trabalhistas ou eliminar, idealmente eliminar, acabar com o imposto mais cruel que existe no Brasil, que são os encargos sobre a folha de pagamento. Você desemprega um brasileiro para dar emprego ao outro. Um trabalhador tem o custo de dois. Então você tem aí 30, 40 milhões de brasileiros sem a carteira de trabalho, andando de um lado para o outro na economia informal com baixa produtividade. Então nós precisávamos justamente desinformalizar, abrir essa oportunidade de emprego em massa para os trabalhadores brasileiros, que seria zerar os encargos trabalhistas".

 

Guedes participou nesta sexta-feira do Enaex, o Encontro Nacional de Comércio Exterior, no Rio de Janeiro, e disse também que o Congresso abraçou as reformas propostas pelo governo, incluindo a administrativa. Para o ministro, as chamadas crises entre os poderes não passam de barulhos da democracia.

Últimas notícias
Geral

História Hoje: Tradição do lava pés

O gesto do lava-pés na Quinta-feira Santa na tradição católica é profundamente simbólico, remontando ao próprio Jesus Cristo e sua demonstração de humildade diante de seus discípulos.

Baixar arquivo
Economia

Caixa vai oferecer em abril linhas de crédito do FGTS Futuro

Em abril, a Caixa Econômica Federal vai começar a oferecer linhas de crédito do FGTS Futuro.

Baixar arquivo
Economia

Desenrola Brasil é prorrogado por mais 50 dias

O prazo terminaria em 31 de março e agora vai até o dia 20 de maio. A medida está publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (28).

Baixar arquivo
Geral

Celular ao volante é foco de operação da PRF na Semana Santa

O objetivo é garantir segurança nas estradas, prevenir acidentes e fiscalizar condutas irregulares dos motoristas.

Baixar arquivo
Geral

Defesa de Bolsonaro rechaça teoria sobre pedido de asilo à Hungria

A defesa afirmou que não existia nenhuma preocupação com a possibilidade de uma prisão preventiva e que seria contraditório alegar que a visita a embaixada de um país estrangeiro configurasse um pedido de fuga.

Baixar arquivo
Geral

Espetáculos a céu aberto encenam a Paixão de Cristo por todo Brasil

Uma das apresentações mais conhecidas do país acontece na cidade-teatro de Nova Jerusalém, no município do Brejo da Madre de Deus, no agreste pernambucano.

Baixar arquivo