Produção industrial cresce pelo segundo mês consecutivo

01:41 Economia, Notícias 01/11/2019 - 13h00 Rio de Janeiro Embed

Cristiane Ribeiro

A produção industrial brasileira cresceu 0,3% em setembro, em relação a agosto. É o segundo mês consecutivo de crescimento do setor, acumulando alta de 1,5% nesses dois meses . Na comparação com setembro de 2018, houve alta de 1,1%, interrompendo, assim, os resultados negativos de junho, julho e agosto.

 

Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal, divulgada nesta sexta-feira (1º), pelo IBGE, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

 

De acordo com a pesquisa, as categorias econômicas bens de consumo duráveis, bens de consumo semi e não duráveis e bens intermediários tiveram crescimento, enquanto os bens de capitais registraram queda.

 

Onze dos 26 ramos pesquisados mostraram expansão de produção, na passagem de agosto para setembro de 2019. E, entre as atividades, a influência positiva mais importante foi de veículos automotores, reboques e carrocerias, que avançou 4,3% e reverteu o recuo de 2,4% de agosto.

 

O gerente da pesquisa, André Macedo, explicou que a volatilidade de um mês para o outro nas taxas da produção industrial de veículos automotores, reboques e carrocerias é reflexo da perda da exportação para a Argentina, em agosto, e do aumento da demanda doméstica, em setembro.

 

Apesar do resultado positivo de setembro, a produção industrial brasileira acumula queda de 1,4 % no ano. Consequência, segundo Macedo, de um ambiente de incerteza no mercado, com parte das famílias adiando as decisões de consumo, os trabalhadores fora do mercado de trabalho e a diminuição na demanda.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique