Vendas do varejo crescem 0,7% em setembro, segundo IBGE

01:54 Economia, Notícias 13/11/2019 - 16h15 Rio de Janeiro Embed

Lígia Souto

As vendas no varejo brasileiro cresceram 0,7% em setembro em relação a agosto, de acordo com pesquisa divulgada nesta quarta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Segundo o IBGE, este é o quinto resultado positivo consecutivo, período em que o segmento acumulou ganho de 2,4%.


O instituto informou ainda que o maior dinamismo da atividade comercial nos últimos três meses acentuou o ritmo de crescimento frente à estabilidade que vinha sendo observada entre março e junho de 2019.


Já no confronto com setembro do ano passado, o varejo cresceu 2,1%, sendo a sexta taxa positiva na sequência. No acumulado do ano até setembro, o setor registrou expansão de 1,3% frente ao mesmo período do calendário anterior. Nos 12 meses até setembro, o volume de vendas subiu 1,5%, “sinalizando estabilidade no ritmo das vendas”, segundo o IBGE.


O varejo ampliado - que inclui veículos, motos, peças e material de construção - teve expansão de 0,9% no volume de vendas, se comparado a agosto de 2019. O resultado corresponde a sétima taxa positiva seguida. No período, acumulou ganho de 4%.


De acordo com o IBGE, sete das oito atividades analisadas pela Pesquisa Mensal do Comércio tiveram resultados positivos em setembro, o que favoreceu a taxa de 0,7% do varejo.


A única taxa negativa foi registrada no item equipamentos e material para escritório, informática e comunicação com queda de 2%, após avanço de 3,8% no mês anterior.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique