Caixa reduz juros de financiamentos um dia após queda da Selic

02:14 Economia, Notícias 12/12/2019 - 15h14 Brasília Embed

Lucas Pordeus León

Um dia após o Banco Central reduzir a taxa básica de juros, a Selic, de 5% para 4,5%, ao ano, a Caixa Econômica Federal anunciou novas reduções nos juros cobrados pela estatal.

 

O banco diminuiu em 0,25 ponto percentual a taxa efetiva mínima do financiamento habitacional, de 6,75 para 6,5% ao ano para contratos baseados na Taxa Referencial que está atualmente em 0%.

 

Esses são os juros aplicados aos clientes que recebem o salário pela Caixa. O novo valor serve apenas para novos contratos assinados a partir da próxima segunda-feira, dia 16.

 

Quem já tem contrato com a Caixa não será beneficiado. Mas, quem tem contrato de financiamento com outros bancos e fizer a portabilidade para a Caixa poderá ter acesso aos novos valores.

 

O presidente da instituição, Pedro Guimarães, explica que quanto maior o relacionamento do cliente com a Caixa, maior é a chance de alcançar o valor mínimo dos juros.

 

Já os juros do cheque especial foram reduzidos de 8,99% para 8% ao mês para os clientes que não recebem o salário pela Caixa. Porém, este é o percentual máximo definido recentemente pelo Banco Central para ser cobrado por todos os bancos, a partir de 2020.

 

Quem tem o pagamento depositado no banco, os juros do cheque especial foram reduzidos em 0,04 ponto percentual, de 4,99% para 4,95% ao mês.

 

No acumulado do ano, os juros do cheque especial para clientes que recebem salário na Caixa caíram 58%. Quem não recebe o salário pelo banco teve uma redução de 41% no cheque especial em 2019. Já o crédito imobiliário teve uma redução no ano de 26%.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique