Brasileiros apresentam menos medo de perder o emprego, em dezembro

02:56 Economia, Notícias 08/01/2020 - 13h35 Brasília Embed

Dayana Vítor

Os brasileiros tiveram menos receio de perder o emprego em dezembro. Esse é o principal dado do levantamento Medo do Desemprego da CNI – a Confederação Nacional da Industrial, divulgado nesta quarta-feira (08).

 

No último mês de 2019, o temor de ficar sem uma fonte de renda diminuiu dois pontos percentuais em comparação a pesquisa anterior da CNI, realizada em setembro. Em dezembro, ele estava em 56 pontos em uma escala de 100, quanto mais alto o índice maior o medo.

 

No primeiro semestre do ano passado, o medo do desemprego tinha aumentado mais de quatro pontos, devido ao desempenho da economia. Já no segundo semestre, os cidadãos perceberam uma melhoria nas perspectivas e o receio de ficar sem uma fonte de renda caiu, como explica a economista da CNI, Maria Carolina Marques.

 

A técnica em enfermagem, Ana Cláudia, é uma das brasileiras que tem medo de perder o emprego, pois vê amigos ficando desempregados. Já Bárbara Marinho, que também trabalha na área da saúde, tem temor de ficar sem trabalho, devido à concorrência.

 

Assim como Ana Cláudia e Bárbara, as mulheres têm mais medo do desemprego do que os homens, segundo o levantamento. A pesquisa ainda revelou que a satisfação dos brasileiros com a vida diminuiu em dezembro, ficando em 68 ponto. Os dados mostram que os mais ricos são mais contentes com a vida do que os mais pobres.

 

O levantamento ouviu mais de duas mil pessoas em 127 municípios entre os dias 29 de novembro e 2 de dezembro do ano passado.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique