Orçamento de 2020 é publicado no Diário Oficial desta segunda-feira

01:34 Economia, Notícias 20/01/2020 - 09h29 Brasília Embed

Victor Ribeiro

O presidente Jair Bolsonaro sancionou, sem vetos, a Lei Orçamentária Anual deste ano. O texto estima as receitas e define quais serão as despesas da União ao longo de 2020. A lei está publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União.

 

É o primeiro Orçamento elaborado pela gestão Bolsonaro e fixou em 2 bilhões de reais o valor do fundo eleitoral.

 

As receitas e despesas totais devem ser de 3 trilhões 687 bilhões de reais até o fim do ano. Desse valor, 2 trilhões e 375 bilhões são para o Orçamento Fiscal; 1 trilhão 189 bilhões para a Seguridade Social; 917 bilhões vão para o refinanciamento da dívida pública; e 121 bilhões de reais, para os investimentos das estatais.

 

De acordo com a projeção da Lei Orçamentária, a cotação média do dólar será de 4 reais e o Produto Interno Bruto, que é a soma de todas as riquezas produzidas no país, deve crescer 2,32%. A expectativa é de que a inflação medida pelo IPCA, Índice de Preços ao Consumidor Amplo, feche o ano em 3,53%.

 

O resultado fiscal previsto é melhor do que o do ano passado, mas a previsão é que as contas fechem no vermelho, pelo sétimo ano consecutivo. Em 2019, a previsão era de déficit de 139 bilhões. Para este ano, o déficit esperado é de 124 bilhões de reais.

 

 

*Com informações da Agência Brasil

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique