Petrobras reduz preço da gasolina em 1,5% e do diesel em 4,1%

01:19 Economia, Notícias 23/01/2020 - 21h28 Rio de Janeiro Embed

Fabiana Sampaio

A Petrobras confirmou que vai reduzir em 1,5% o preço da gasolina e em 4,1% o preço do litro do diesel para as distribuidoras, a partir desta sexta-feira.


No último reajuste promovido pela estatal, no dia 14 deste mês, houve redução de 3% nos valores dos dois combustíveis.


Os preços para a gasolina e o diesel vendidos às distribuidoras tem como base o preço de paridade de importação, formado pelas cotações internacionais desses produtos mais os custos dos importadores.


A paridade é necessária porque o mercado brasileiro de combustíveis é aberto à livre concorrência, dando às distribuidoras a alternativa de importar os produtos. O preço de venda às distribuidoras não é o único determinante do preço final ao consumidor.


Como a lei brasileira garante liberdade no mercado de combustíveis e derivados, as revisões feitas pela Petrobras podem ou não refletir no preço final, que também incorpora tributos e repasses dos demais agentes do setor de comercialização.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique