Rio recebeu 1,7 milhão de turistas de 26 a 31 de dezembro; 20% eram estrangeiros

03:13 Economia, Notícias 02/01/2020 - 12h24 Brasília Embed

Raquel Júnia

A cidade do Rio recebeu 1,7 milhão turistas nos últimos dias de 2019, 80% deles de outras partes do país e 20% estrangeiros. Os dados da Empresa Municipal de Turismo, a Riotur, se referem ao período de 26 de dezembro a 31 de outubro.

 

A Riotur realizou também uma pesquisa com 1312 visitantes no posto de atendimento ao turista em Copacabana. Entre os turistas nacionais, o levantamento mostrou que a liderança entre os visitantes é do estado de São Paulo, que representaram quase 30% do total. Também foi representativo o número de turistas de Goiás, com 14%, e do Rio Grande do Sul, com 12,5%;  70% dos turistas chegaram ao Rio de avião, 22% de ônibus e 8% de carro

 

A pesquisa mostra ainda que quase 60% dos visitantes são homens. Quanto aos locais de hospedagem, 55% estavam em hóteis e 18,5% em casa de parentes. A porcentagem dos que optaram por flats e casas ou apartamentos alugados foi a mesma, aproximadamente 7%.

 

Os turistas puderam também avaliar a estadia na cidade. Em uma escala de 0 a 10, a média foi 8,7. O personal trainer Luis Gabriel de Oliveira, de Rio Claro, São Paulo, visitou o Rio pela primeira vez e disse que pretende voltar. Do ponto negativo, ele destacou os furtos presenciados na praia de Copacabana durante a festa da virada, e entre os positivos, está a agilidade na limpeza da praia no primeiro dia do ano.

 

Entre os turistas estrangeiros entrevistados, 98% chegaram a cidade de avião e 2% de navio. Os países de procedência dos turistas estrangeiros mais citados foram a Argentina, o Chile e os Estados Unidos. Segundo a Riotur, a procedência dos visitantes de fora do país nessa época coincide com a de todo o ano de 2019, com a Argentina assumindo a liderança do ranking. A Riotur comemorou também a ocupação hoteleira do Rio na noite da virada, que segundo o SindHotéis Rio foi de 100%.

 

A festa de Réveillon em Copacabana contou com um público de 2,9 milhões pessoas.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique