Rio tem queda nas vendas do comércio no primeiro mês do ano

01:38 Economia, Notícias 19/02/2020 - 09h31 Rio de Janeiro Embed

Fabiana Sampaio

O comércio do Rio registrou uma queda de 1,5% nas vendas em janeiro na comparação com o mesmo mês do ano passado.

 

 De acordo com a pesquisa Termômetro de Vendas do  CDLRio, Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro, no acumulado dos últimos doze meses as vendas também registraram queda de 2,8%.

 

A pesquisa ouviu cerca de 750 estabelecimentos comerciais da capital fluminense e também mostra que o resultado negativo atingiu todos os setores.

 

Óticas, lojas de moveis, jóias e tecidos tiveram as maiores quedas.

 

Para piorar o cenário, enquanto as vendas caíram, a inadimplência aumentou 1,0% em janeiro na comparação com o mesmo período de 2019.

 

As consultas ao Serviço Central de Proteção ao Crédito do CDL, item que indica o movimento do comércio, e as dívidas quitadas, índice que mostra o número de consumidores que colocaram suas dívidas em dia, diminuíram, respectivamente, 2,5% e 1,4% também em relação a janeiro de 2019.

 

Segundo o presidente do CDL Rio, Aldo Gonçalves,  janeiro normalmente é um mês  mais fraco, por ser  início das férias e estar imprensado entre o Natal e o Carnaval.

 

Nem mesmo as promoções e liquidações, foram suficientes para aumentar as vendas no período.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique