Casados podem declarar o IR em conjunto ou em separado: saiba como

02:15 Economia, Especiais 17/03/2020 - 18h59 Brasília Embed

Lana Cristina

Como declara um casal? Depende. Se forem casados, esses dois contribuintes podem apresentar a declaração do Imposto de Renda em separado ou em conjunto com o cônjuge.

 

Se for em separado, ou seja, individualmente, cada um deve informar o total dos rendimentos próprios e 50% dos rendimentos produzidos pelos bens comuns, compensando 50% do imposto pago ou retido sobre esses rendimentos, qualquer que seja o cônjuge que tenha sofrido a retenção ou efetuado o recolhimento.

 

Ou ainda um dos cônjuges inclui na sua declaração seus rendimentos próprios e o total dos rendimentos produzidos pelos bens comuns, compensando o valor do imposto pago ou retido na fonte. Mas atenção! Os dependentes comuns não podem constar simultaneamente nas declarações de ambos os cônjuges.

 

No programa do Imposto de Renda, na aba Ajuda, você encontra as instruções de preenchimento da Declaração de Bens e Direitos, no que diz respeito aos bens privativos e aos bens comuns do casal. Mas se vocês optarem pela declaração em conjunto, pode também. Ela é apresentada em nome de um dos cônjuges, abrangendo todos os rendimentos dos dois contribuintes.

 

Com a declaração em conjunto, o dever de prestar contas ao Fisco está cumprido para o outro cônjuge. E veja isso: casais não casados oficialmente também podem optar pelas duas formas de apresentação da declaração, em separado e em conjunto.

 

Além disso, o contribuinte pode incluir o companheiro ou companheira, incluindo os de relações homoafetivas, como dependente para efeito de dedução do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física.

 

Nesse caso, esses dois contribuintes têm que ter mais de cinco anos de vida em comum. Também estão incluídos nessa possibilidade o casal que vive como companheiros há menos de cinco anos e que tem filhos.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique