Variação do IGP-M em março é de 0,15%

Economia

Publicado em 11/03/2020 - 14:05 Por Raquel Junia - Rio de Janeiro

A prévia do Índice Geral de Preços Mercado, o IGP-M variou 0,15% para o mês de março. O Índice de Preços ao Produtor Amplo, que também compõe o IGP-M variou 0,20% no mesmo período e o Índice Nacional de Custo da Construção, 0,34%.

 

Já o Índice de Preços ao Consumidor caiu 0,06%. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (11), pela Fundação Getúlio Vargas. O IGP-M, entre outras funções, é utilizado para correção de contratos de aluguel. A variação é referente à prévia do mês de fevereiro.
 

Na prévia de março do Índice de Preços ao Produtor Amplo, a maior alta foi no preço dos bens finais e, entre os itens que compõe os grupos, as principais influências positivas foram os bovinos, a soja em grão, os ovos e o milho em grão.

 

Contribuíram para frear a alta o minério de ferro, o óleo diesel, o asfalto, a gasolina automotiva e os produtos intermediários para resinas e fibras. Já no Índice de Preços ao Consumidor, cinco das oito classes de despesa componentes do índice registraram queda em suas taxas de variação, com destaque para o grupo Educação, Leitura e Recreação, que passou de 1,47% para um resultado negativo de 1,08%.

 

Apresentaram alta os grupos vestuário, alimentação e comunicação. O índice foi influenciado por um gasto de início de ano, o licenciamento de veículos e IPVA, que foi uma das principais influências positivas, além de plano e seguro de saúde, automóvel novo, tarifa de taxi e refeições em bares e restaurantes.

 

Do lado das quedas, a contribuição veio da passagem aérea, gasolina, tarifa de eletricidade residencial, batata-inglesa e perfume.



No Índice Nacional de Custo da Construção a maior alta no índice foi a mão de obra que passou de 0,07 para 0,40%. Os outros dois componentes do índice materiais e equipamentos e serviços tiveram aumentos menores.

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo