Hotéis do Rio suspendem funcionamento devido à pandemia

Temporariamente

Publicado em 05/04/2020 - 13:00 Por Tatiana Alves - Rio de Janeiro

Com ocupação média de menos de 5%, grandes redes e hotéis famosos do Rio estão suspendendo o funcionamento, pressionados pela pandemia do novo coronavírus. De acordo com o Hotéis - Rio, Sindicato dos meios de hospedagens do município, a lista de adesão ao fechamento começou com 40, no início da semana, e nesta sexta-feira chegou a superar a marca de sessenta.

 

Entre os hotéis que estão fechando as portas temporariamente para diminuir prejuízos, estão nomes famosos do segmento de luxo, como Fasano, Grand Hyatt e Sheraton. Hotéis da rede Íbis e Mercure também anunciaram a suspensão das atividades.

 

Segundo informações da Associação Brasileira do setor, o número de hóspedes foi drasticamente reduzido desde a entrada em vigor das medidas de isolamento social no Rio para evitar a  propagação da Covid-19.

 

Mesmo com a ameaça de demissão de funcionários do ramo hoteleiro, o vice-presidente do Hotéis Rio, José Camaño, aponta as alternativas que poderão ser usadas para diminuir o impacto tanto para esses trabalhadores como para as atividades do setor.

 

"Uma ideia é colocar os funcionários em licença sem vencimentos em casa, e pagar enquanto isso um abono, cujo valor ainda estamos acertamos, e a cesta família. E quando a licença acabar, ele volta a trabalhar", explica.

 

Camaño  também defende o estímulo à remarcação de viagens, com uma campanha nas redes sociais, com o slogan “Remarque sua viagem, o Rio te espera! Não cancele, remarque”.

 

Outra alternativa  para lidar com as perdas do setor hoteleiro é os governos federal, estadual e municipais adiarem a cobrança de impostos, enquanto a pandemia durar.

Últimas notícias
Geral

Câmara aprova programa para setor de eventos com teto de R$ 15 bilhões

O Programa vai valer para setores como hotéis, shows, restaurantes e eventos esportivos. E ficam de fora, por exemplo, pensões, fretamento rodoviário de passageiros e excursões e transporte marítimo de passageiros aquaviários para passeios turísticos. 

Baixar arquivo
Justiça

AGU pede apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

A Advocacia-Geral da União solicitou ao Supremo Tribunal Federal a abertura de investigação sobre a divulgação de decisões judiciais determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes para retirar conteúdos considerados ilegais, postados por usuários da rede social X, antigo Twitter.

Baixar arquivo
Geral

Moraes autoriza PF aprofundar investigação sobre vacina de Bolsonaro

A Polícia Federal deverá esclarecer se Bolsonaro apresentou um cartão de vacinação falsificado ao entrar nos Estados Unidos, no final de 2022; e permanecer no país nos primeiros meses de 2023.

Baixar arquivo
Economia

INSS começa a pagar primeira parcela do décimo terceiro

Para quem recebe até um salário mínimo, os depósitos serão feitos até o dia 8 de maio. Já os segurados com renda mensal acima do piso nacional terão os pagamentos creditados a partir de 2 de maio. 

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: sucesso de Ray Charles vira canção oficial da Geórgia

O sucesso “Georgia on My Mind” de Ray Charles se tornou a canção oficial do estado da Geórgia, nos Estados Unidos, em 24 de abril de 1979

Baixar arquivo
Geral

Estudo revela que Bolsa Família reduz pobreza na primeira infância

O levantamento, que teve como base as informações do Cadastro Único, mostra que o Bolsa Família reduziu a pobreza na primeira infância de 81% para 6,7%.

Baixar arquivo