Inflação para baixa renda avança em março

IPC-C1

Publicado em 06/04/2020 - 11:50 Por Cristiane Ribeiro - Rio de Janeiro

A inflação para as famílias que vivem com renda mensal de até 2,5 salários mínimos subiu 0,49% em março e ficou bem acima da taxa de 0,02% de fevereiro.

 

Com o resultado, o IPC - C1, Índice de Preços ao Consumidor - Classe 1 ficou acima do IPC-BR,  que mede a inflação para todas as faixas de renda e variou 0,34% em março.

 

Com a taxa do mês de março, divulgada pela Fundação Getulio Vargas, o IPC - C1 acumula alta de 1,07% no ano e 3,88% nos últimos 12 meses. Nesta apuração, cinco das oito classes de despesa componentes do índice registraram alta em suas taxas de variação, sendo que o destaque foi o grupo Alimentação, que passou de  0,51% em fevereiro, para 1,63% em março.

 

Os preços que mais subiram foram das hortaliças e dos legumes. No grupo Habitação, a maior contribuição foi da alta da tarifa de eletricidade residencial; em Saúde e Cuidados Pessoais, os artigos de   higiene; em Educação, Leitura e Recreação, as passagens aéreas; e em Comunicação, as mensalidades para TV por assinatura.

 

Em contrapartida, os grupos Vestuário, Despesas Diversas e Transportes apresentaram recuo em suas taxas de variação. Nestas classes de despesa, vale citar a queda nos preços das roupas, da tarifa postal e da tarifa de táxi, respectivamente.

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo