Senado aprova crédito para micro e pequenas empresas

Pandemia

Publicado em 24/04/2020 - 13:47 Por Lucas Pordeus Leon - Brasília

O Senado Federal aprovou, nesta sexta-feira (24), por unanimidade, o projeto de lei que cria um programa de crédito para as micro e pequenas empresas conseguirem sobreviver a crise causada pela pandemia do novo coronavírus. Serão disponibilizados quase R$16 bilhões em empréstimos. Já aprovado pela Câmara, o texto agora vai a sanção presidencial.

 

As micro e pequenas empresas podem solicitar crédito no valor de até 30% da receita bruta da empresa em 2019. Segundo a relatora da matéria, a senadora Kátia Abreu, do PDT do Tocantins, o valor limite para o empréstimo foi reduzido de 50 para 30% do faturamento total do ano passado.

 

Os bancos farão os empréstimos com dinheiro próprio, mas a União vai oferecer uma garantia de até 85% do valor emprestado. A taxa de juros cobrada será a taxa Selic mais 1,25% ao ano. Nos valores atuais, a taxa de juros fica a 5% ao ano. Haverá um prazo de 36 meses para quitar o empréstimo e seis meses de carência.

 

Se acessarem o crédito, as empresas devem se comprometer a manter o mesmo número de empregados por até 60 dias após o recebimento da última parcela. Poderão ter acesso ao crédito empresas com receita anual de até R$4,8 milhões.

Últimas notícias
Geral

IBGE: 27,6% dos lares brasileiros vivem com insegurança alimentar

A proporção de domicílios que enfrentavam o problema de forma moderada ou grave ficou em cerca de 9%, em 2023, segundo dados da PNAD Contínua Segurança Alimentar.

Baixar arquivo
Economia

Juros do empréstimo consignado do INSS caem para 1,68% ao mês

No caso do cartão de crédito consignado e do cartão de benefício, os juros caem para 2,49%. 

Baixar arquivo
Geral

Polícia Federal retoma agendamento de passaporte pela internet

Na semana passada, uma tentativa de invasão hacker fez a PF suspender a marcação online.

Baixar arquivo
Geral

Google não vai permitir anúncios políticos nas eleições de outubro

A medida começa a valer em maio quando entra em vigor uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral .

Baixar arquivo
Geral

Não há provas de que Bolsonaro pediria asilo à Hungria, conclui Moraes

Na avaliação do ministro do STF, o ex-presidente não violou a medida cautelar que o proíbe de se ausentar do país. No entanto, foi mantida a apreensão do passaporte de Bolsonaro. 

Baixar arquivo
Economia

Local de prova do Concurso Nacional Unificado será divulgado hoje

A partir das 10 horas da manhã, desta quinta-feira (25), o cartão de confirmação do Enem dos Concursos estará disponível na Área do Candidato, na mesma página da Internet em que foi feita a inscrição.

Baixar arquivo