Vendas do varejo cresceram 1,2% em fevereiro

Pesquisa do IBGE

Publicado em 07/04/2020 - 13:11 Por Cristiane Ribeiro - Rio de Janeiro

As vendas do comércio varejista cresceram 1,2% em fevereiro deste ano, na comparação com janeiro, mês em que houve queda de 1,4%. De acordo com a Pesquisa Mensal de Comércio, divulgada nesta terça-feira pelo IBGE, o resultado de fevereiro é o melhor para o mês, desde fevereiro de 2014. Em relação a fevereiro do ano passado, a alta foi de 4,7%.

 

Assim no acumulado do primeiro bimestre de 2020 frente a igual período de 2019, houve avanço nas vendas do varejo em 3%. Para o IBGE, o bimestre positivo com relação ao ano passado é uma continuidade à trajetória de recuperação, e pode estar ligado à expansão do crédito e às quedas de taxas de juros que acontecem desde o segundo semestre do ano passado.

 

Dentre as oito atividades pesquisadas, cinco contribuíram para a alta, com destaque para hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo; móveis e eletrodomésticos; e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos.

 

Já livros, jornais, revistas e papelaria; equipamentos e material para escritório, informática e comunicação, e combustíveis e lubrificantes tiveram queda em comparação com janeiro. A pesquisa mostra que o comércio varejista em fevereiro teve resultado positivo em 21 das 27 unidades da federação. 

 

As taxas mais elevadas foram registradas em Tocantins, Amazonas e Minas Gerais. Amapá e Ceará foram os estados que tiveram as maiores quedas nas vendas do comércio varejista.

 

O IBGE destaca que o resultado de fevereiro não apresenta influência da pandemia do novo coronavírus pois ainda não havia um indicativo real de que a doença atingiria seriamente o país.

 

Para o instituto, a alta do dólar e a queda do petróleo contribuíram, mas o fator coronavírus só deve começar a ser sentido a partir de março.

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo