Uruguai começa a reabrir comércios hoje

Pandemia

Publicado em 04/05/2020 - 17:42 Por Marieta Cazarré - Montevidéu

Estima-se que cerca de 70% das lojas e comércios de Montevidéu estiveram de portas fechadas desde o dia 16 de março, quando começaram as restrições para conter o avanço do novo coronavírus. Nesta segunda-feira (04), após sete semanas, a capital do Uruguai iniciou o processo de retorno às atividades nas grandes lojas varejistas, principalmente de roupas e calçados.

 

A previsão é que 85% do comércio volte a funcionar. Trabalhadores da construção civil e de algumas instituições públicas também voltarão ao trabalho. O Uruguai teve os quatro primeiros casos de contaminação pela Covid-19 confirmados no dia 13 de março. Até o momento são 665 casos confirmados, sendo que 442 já se recuperaram e 196 ainda apresentam sintomas da doença. Dezessete pessoas morreram. O Uruguai realizou cerca de 22 mil testes até agora.


A reabertura das lojas começará com horários reduzidos, das 10h às seis 18h. Não há um protocolo único de medidas de higiene para todos os estabelecimentos, mas o governo afirma que as empresas devem respeitar as normas do Ministério de Saúde Pública. Entre a série de medidas anunciadas, está a obrigatoriedade do uso de máscaras, desde o dia 24 de abril, para os trabalhadores e clientes de comércios de alimentos.

 

No dia 27 de abril a medida se tornou obrigatória também para locais de serviços financeiros e pagamentos, como as lotéricas. Nas redes sociais, pede-se às empresas e clientes que cumpram com as recomendações, como permitir a entrada de, no máximo, 10 pessoas em cada estabelecimento e que mantenham pelo menos 1,5 metro de distância das outras pessoas, além do uso de máscaras e de álcool em gel para higiene das mãos.

 

Na última sexta-feira (01), Dia Internacional do Trabalho, o ministro do Trabalho uruguaio, Pablo Mieres, afirmou que o governo está trabalhando firmemente em um processo de reativação responsável, cumprindo e exigindo todas as medidas necessárias para proteger a saúde dos trabalhadores porque, segundo ele, a saída desta crise aguda depende de um processo de reativação produtiva e trabalhista o mais rápido e responsável possível.


A taxa de desemprego no Uruguai, que vinha crescendo desde 2015, atingiu 10,5% em fevereiro deste ano, afetando cerca de 190 mil uruguaios, a taxa mais alta desde 2007. Entre março e abril deste ano, mais de 170 mil pedidos de seguro-desemprego foram registrados. O país tem 400 mil trabalhadores sem nenhum tipo de registro formal ou contribuições para a previdência social.

Últimas notícias
Geral

Qual é a vantagem de entregar o Imposto de Renda no início do prazo?

Série Tira-Dúvidas do IR 2024 responde quais são as vantagens e desvantagens de entregar o Imposto de Renda no início do prazo. 

Baixar arquivo
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo