Inflação semanal mantém trajetória de queda, segundo FGV

FGV

Publicado em 08/06/2020 - 13:15 Por Cristiane Ribeiro - Rio de Janeiro

O Índice de Preços ao Consumidor Semanal continuou a trajetória de queda do indicador registrada nas quatro semanas de maio. De acordo com os dados divulgados nesta segunda-feira (8) pela Fundação Getúlio Vargas, a queda do IPC-S na primeira divulgação de junho, foi de 0,36%. A taxa ficou bem próxima da primeira divulgação de maio, de 0,34%.

 

Nesta apuração, seis das oito classes de despesas componentes do índice registraram acréscimo em suas taxas de variação. A maior alta foi do grupo Transportes, por causa dos dois reajustes no preço da gasolina em maio.

 

A alta no grupo Alimentação foi puxada pela elevação dos preços de hortaliças e legumes; Educação, Leitura e Recreação, por causa dos cursos formais; Comunicação, puxado pelo reajuste no combo de telefonia, internet e TV por assinatura; Saúde e Cuidados Pessoais,  pelo reajuste dos medicamentos em geral; e Vestuário, com o aumento nos preços de acessórios do vestuário.

 

Os grupos Despesas Diversas e Habitação apresentaram queda em suas taxas de variação. O primeiro, resultado da queda da tarifa dos serviços bancários e o outro por causa da redução nos preços de móveis para residência.

Últimas notícias
Geral

Brasil investe em infovias pelo Oceano Pacífico para melhorar internet

Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, assinou acordo com o governo colombiano para que a infraestrutura da internet brasileira tenha mais possibilidades de se conectar com o restante do mundo.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

MP de Meio Ambiente discute Amazônia e mudanças climáticas

Discussões serão feitas no 22º Congresso Brasileiro do Ministério Público de Meio Ambiente, em Belém . Até a próxima sexta-feira, serão apresentadas experiências de projetos em desenvolvimento nas áreas de conservação socioambiental e redução das mudanças climáticas, além de propostas de políticas públicas para enfrentar os problemas climáticos.  

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Pobreza e extrema pobreza recuam no Brasil em 2023

O índice nacional de pobreza passou de 32% em 2022, para 27,5% em 2023. Queda foi registrada em 25 estados e no Distrito Federal. Bolsa Família e programas estaduais de transferência de renda contribuíram para a melhora nos índices.  

Baixar arquivo
Geral

Operação mira esquema de venda ilegal de óleo de maconha

O esquema contava com a participação de influenciadores digitais na venda de óleo de maconha para uso em cigarros eletrônicos, os vapes. E os produtos eram vendidos por meio de sites na internet, de perfis em redes sociais e no Whatsapp.  

Baixar arquivo
Política

Pacheco defende PEC do Quinquênio

A proposta estabelece um bônus de 5% a cada cinco anos trabalhado para magistrados, Ministério Público, delegados da Polícia Federal, advogados públicos e outras categorias.

Baixar arquivo
Geral

Câmara aprova programa para setor de eventos com teto de R$ 15 bilhões

O Programa vai valer para setores como hotéis, shows, restaurantes e eventos esportivos. E ficam de fora, por exemplo, pensões, fretamento rodoviário de passageiros e excursões e transporte marítimo de passageiros aquaviários para passeios turísticos. 

Baixar arquivo