Setor de serviços registra queda de 0,9% em maio

Economia

Publicado em 10/07/2020 - 12:08 Por Cristiane Ribeiro - Rio de Janeiro

Ainda sob os efeitos das medidas de isolamento social para conter o avanço do novo coronavírus, o setor de serviços no país registrou em maio queda de 0,9% em relação a abril, mês que houve recuo de 11,9%, o pior resultado desde janeiro de 2012, quando o IBGE começou a série histórica da Pesquisa Mensal de Serviços.

 

De acordo com os dados da pesquisa divulgados nesta sexta-feira (10) pelo IBGE, o resultado de maio foi o quarto negativo consecutivo do segmento,  e acumula perda de 19,7% no período.

 

Na comparação com o mesmo mês do ano passado, o setor de serviços recuou 19,5%. Foi a taxa negativa mais intensa desde 2012.

 

O gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo, avalia que a taxa de maio mostra o aprofundamento de um cenário que já estava muito desfavorável para o setor de serviços.

 

Segundo ele, os setores ligados a alojamento, alimentação e transporte foram os que tiveram as perdas mais importantes no mês de abril e em maio, eles mostram uma certa recuperação, mas não o suficiente para levar o setor de serviços para o campo positivo.

 

O pesquisador ressalta que os efeitos da crise provocada pelo fechamento dos estabelecimentos considerados não essenciais foram sentidos de outra forma em maio. O principal destaque negativo do mês foi no grupo dos serviços de informação e comunicação, que tem um peso importante na pesquisa, mostrando os efeitos dessa crise na vida econômica.

 

Lobo explicou que esses segmentos que tiveram o pior desempenho em maio dependem de uma dinâmica econômica ativa. Antes, o impacto da crise foi sentido, principalmente, nos serviços prestados às famílias, e, agora os serviços prestados por empresas para outras empresas começam a sentir efeitos importantes.

 

Últimas notícias
Geral

Rodovias federais vão ter pontos de descanso para motoristas

O objetivo da medida é oferecer um local para motoristas de ônibus e caminhões possam descansar, aumentar a segurança e, dessa forma, reduzir o número de acidentes.

Baixar arquivo
Saúde

Aumenta a procura por vacina contra a dengue no Distrito Federal

Ministério da Saúde ampliou a faixa etária da vacinação contra dengue, que passou para 6 a 16 anos. A medida foi tomada para evitar o desperdício de doses que vencem em 30 de abril.

Baixar arquivo
Geral

Serra de Santa Catarina registra geada e temperatura de 0°C

As paisagens ficaram brancas com a formação de gelo na superfície da vegetação.

Baixar arquivo
Saúde

Servidores da Saúde do RJ discordam de mudanças hospitalares

Servidores da rede federal de saúde no Rio de Janeiro são contra a possibilidade de transferência de gestão dos hospitais ligados ao Ministério da Saúde para os governos estadual e municipal, além da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares.

Baixar arquivo
Economia

SP realiza leilão da Empresa Metropolitana de Águas e Energia

Está marcado para as 2 horas da tarde o leilão das ações da EMAE, a Empresa Metropolitana de Águas e Energia, responsável pela produção de energia elétrica no estado de São Paulo e que tem capacidade para abastecer cerca de 825 mil imóveis.

Baixar arquivo
Geral

Com promessa de evento literário, Roseana Murray deixa hospital

A escritora elogiou a equipe do Hospital Estadual Alberto Torres, onde ficou 13 dias internada, após ser atacada por três cachorros da raça pitbull. Os donos dos cachorros aguardam julgamento em liberdade.

Baixar arquivo