Inflação para famílias pobres avança 0,50% em julho

FGV

Publicado em 05/08/2020 - 11:28 Por Cristiane Ribeiro - Rio de Janeiro

A inflação para as famílias que vivem com até 2,5 salários mínimos por mês subiu 0,50% em julho e ficou acima da taxa de 0,33% registrada em junho. O IPC-C1,  Índice de Preços ao Consumidor - Classe 1 é medido pela Fundação Getúlio Vargas.

 

De acordo com os dados divulgados nesta quarta-feira (5), a inflação de julho para os mais pobres ficou acima da inflação em todo o país, de 0,49%, apurada pelo IPC-BR.

 

Em julho, os aumentos da tarifa de energia elétrica residencial, dos artigos de higiene e cuidado pessoal, dos serviços de reparo em automóvel e os consertos de bicicletas foram os que mais contribuíram para a alta da inflação para os que ganham menos.

 

No sentido contrário, os alimentos foram os que mais puxaram o indicador para baixo. Porém, na avaliação do coordenador de Índices de Preços da FGV, André Braz, os alimentos, que são o principal desafio para as famílias mais humildes, devem voltar a subir neste mês de agosto.

 

O economista destaca que em um ano , os alimentos subiram mais para as famílias de baixa renda do que para as famílias mais ricas.

 

Com  o resultado de julho, o IPC-C1 acumula alta de 1,66% no ano e 3,08% nos últimos 12 meses.

 

* Matéria atualizada às 12h35 de 05/08/20. 

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo