Professores de Pernambuco entram em greve

Publicado em 10/04/2015 - 20:21 Por Kéthuly Góes, da Universitária FM de Recife - Recife

Com estado de greve decretado desde o dia 13 de março, professores da rede estadual de ensino em Pernambuco deciraram nesta sexta (11) entrar em greve por tempo indeterminado a partir de segunda-feira (13). Confira nesta reportagem qual o principal motivo da greve:


A insatisfação dos professores diz respeito ao projeto de lei aprovado no último dia 31, que gerou muita polêmica entre deputados governistas e da oposição. O projeto reajustou os salários dos professores com nível de magistério em 13 por cento, para cumprir o piso salarial nacional, mas deixou os professores com licenciatura praticamente sem reajuste.

 

A presidente da Comissão de Educação e Cultura, deputada Tereza Leitão, do PT, foi contrária ao projeto e apresentou as razões para votar contra. “Essas são as três principais distorções do projeto. Não é piso, porque não é inicial de carreira. Rasga a carreria, desconsidera o desenvolvimento da carreira e a gente tem um plano de cargos e carreiras no estado; nivela o salário do professor de nível superior ao professor de nível médio e cria inapropriadamente o cargo de professor sem habilitação específica”, disse.


Assim que o projeto for publicado, a bancada de oposição ao governador Paulo Câmara, do PSB, pretende questionar a decisão da Assembleia e gerar processo na Justiça. A parlamentar aconselha a categoria a permanecer mobilizada para pressionar o governo a negociar. Na Secretaria de Administração do Estado, a informação é de que foi firmado um compromisso com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação – Sintepe, que garante a continuidade da negociação para reajustar o salário dos professores com licenciatura. Eles representam 90 por cento dos profissionais de educação em Pernambuco.

 

*Título e matéria modificados no dia 11/04/15, às 00h45, para atualização de informações sobre o movimento dos professores, que decidiu nesta sexta-feira entrar em greve por tempo indeterminado.

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo