Servidores da educação do Pará decidem manter greve

Publicado em 10/04/2015 - 15:00 Por Michelle Moreira - Brasília

Já dura 18 dias a paralisação dos servidores da educação no estado do Pará.

 

Em Santarém, município a oeste do estado, os trabalhadores se reuniram em assembleia na manhã desta sexta-feira e decidiram manter a greve, por tempo indeterminado.

 

De acordo com o Sintepp, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará, das 38  escolas do município, 20 estão com as atividades totalmente paralisadas. Apenas oito funcionam de forma parcial.

 

Os educadores cobram reajuste no piso salarial, a reforma das escolas, aprovação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração voltado para funcionários de escola e estabilidade na lotação dos professores em 2015.

 

A categoria recusou a última proposta apresentada pelo governo do estado. Entre os pontos que geram mais discordância está a diminuição da carga horária dos professores, como explica um dos diretores do Sintepp em Santarém, Diógenes Nunes.

 

Sonora: "Só que é uma estratégia aí. Fazendo com que os professores fiquem com menos carga horária, ele vai chamar muitos contratados, que é o que ele deseja fazer: encher todas as escolas, em todas as áreas, tanto de apoio, secretarias, merendeiras... com contratados. E isso o Sintepp não vai admitir porque há seis anos que não há concurso estadual aqui"

 

Diógenes Nunes afirma ainda que outra preocupação da categoria é a lotação dos servidores da educação, que ainda não foi definida pela secretaria estadual de Educação. Sem isso, ainda não é possível saber quantos professores estão lotados em cada município, por exemplo.

 

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará afirma que dos 144 municípios do estado, 113  aderiram a greve.

 

A Secretaria de Educação do Pará informou que 60% das escolas estaduais estão funcionando normalmente.

 

Em entrevista à TV Agência Pará, o secretário estadual de Educação, Helenilson Pontes, afirmou que o governo já garantiu o pagamento do piso nacional da categoria e que vai apresentar um cronograma de reformas das escolas. O secretário destacou que a falta de reformas não justifica a greve e enfatiza que o momento é de diálogo.

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo