Enem será obrigatório para professores interessados em estudar pelo Fies

01:15 Educação, Notícias 26/05/2015 - 16h48 Brasília Embed

Danyele Soares

A partir do ano que vem, quem quiser concorrer a uma vaga no ensino superior pelo Fies – o Fundo de Financiamento Estudantil - deverá fazer o Enem - Exame Nacional do Ensino Médio.

 

A determinação é do Ministério da Educação e foi publicada nesta terça-feira no Diário Oficial da União.

 

Antes da medida, professores da rede pública de ensino, que atuam na educação básica e estão regularmente matriculados em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia, eram dispensados do Enem.

 

A nova regra também atinge os estudantes que concluíram o ensino médio antes de 2010. Pela norma atual, eles tinham apenas que comprovar a conclusão perante à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento da instituição de ensino.

 

A nova regra mantém a determinação de que para conseguir o financiamento o estudante deve ter tirado, pelo menos, 450 pontos no Enem e não ter zerado a redação.

 

O Fies oferece cobertura da mensalidade em instituições particulares com juros de 3% ao ano. O aluno começa a pagar o financiamento um ano e meio após terminar o curso.

 

O programa acumula quase 2 milhões de contratos e abrange mais de mil e 500 instituições.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique