Professores em greve no Macapá tentam nova negociação

Publicado em 21/05/2015 - 17:50 Por Michelle Moreira - Brasília

Os profissionais da educação da rede municipal de ensino de Macapá, no Amapá, estão paralisados há quase 40 dias.

 

Entre as reivindicações da categoria estão, reajuste salarial, eleição direta para diretores de escola, transparência na publicação da lotação dos servidores, além da realização de concurso público.

 

Um dos principais pontos do debate sobre a paralisação é o aumento salarial. Segundo o secretário municipal de Administração, Carlos Michel Miranda, a Prefeitura está limitada a conceder 4% de reajuste.

 

Sonora: “Os 4% que estamos defendendo é exatamente os 4% linear para poder atende a todos não só do magistério, mas também a categoria dos auxiliares educacionais, igualando o percentual de reajuste.  Isso é um ponto importante para que a gente possa avançar. Para a gente poder apresentar e honrar esse compromisso de 4% nós já vamos precisar de medidas de austeridade dentro da prefeitura para não deixar atrasar os salários dos servidores”.

 

Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos em Educação no Amapá, Aroldo Rabelo, afirma que a categoria já rejeitou a proposta do governo.

 

Sonora: “A categoria já rejeitou os 4%. Quando a categoria apresentou 13% de reajuste, a prefeitura apresentou 4 %. A categoria apresentou uma nova, que é a de 8% e estamos aguardando ser chamados para conversar”.

 

Aroldo Rabelo afirma ainda que o governo não tem dialogado com os manifestantes e as informações de que se tem conhecimento são por meio da imprensa.

 

Os servidores aguardam reunião com o governo nesta sexta-feira (21).

 

De acordo com a secretaria municipal de Administração, o orçamento da Educação, em 2015, é de cerca de R$ 200 milhões. Sendo gastos mensalmente R$ 11 milhões só com a folha de pagamento, o que, ao final de cada ano representaria a metade do orçamento da Secretaria Municipal de Educação.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo