Sem serviço de limpeza, colégio ligado à UFRJ suspende aulas

02:09 Educação, Notícias 13/05/2015 - 19h47 Rio de Janeiro Embed

Tâmara Freire

O Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro suspendeu as aulas a partir de hoje por causa da interrupção dos serviços de limpeza feitos por funcionários terceirizados, que estão sem receber salários e benefícios. Em nota, a direção do CAP classificou a situação como "caótica" e disse que a paralisação foi anunciada porque a escola não compactua com a violação de direitos trabalhistas, e para que os alunos e funcionários não precisem conviver com a sujeira insalubridade e insegurança.

 

Segundo a nota, apenas os alunos do terceiro ano do Ensino Médio continuam a ter aulas no colégio, que também oferece Ensino Fundamenta. Patricia Boueri é mãe de uma aluna que estuda no quarto ano do CAP. Ela diz que se preocupa com as aulas perdidas, mas que não cogita mudá-la de colégio por causa da qualidade do ensino oferecido ali. Segundo Patricia, esse é um sentimento compartilhado com outro pais que se reuniram para fazer mutirões de limpeza e doar cestas básicas aos trabalhadores terceirizados.

 

Esta não é a primeira vez este ano que as aulas são suspensas por conta da ausência dos serviços. O ano letivo, previsto para começar no dia 5 de fevereiro, só foi iniciado no dia 26 para o terceiro ano do Ensino Médio; e no dia 5 de março para os demais estudantes.

 

Em nota publicada no site da UFRJ, o reitor Carlos Levi afirma que a universidade está tomando medidas operacionais para minimizar os efeitos da paralisação dos serviços com a realização de mutirões em áreas mais críticas. O serviço, segundo a nota, foi feito ontem no Colégio de Aplicação. O Conselho do CAP deve faezr nova reunião nesta sexta para deliberar se mantém a suspensão das aulas.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique