Pesquisa comprova importância dos pais para desempenho escolar

01:41 Educação, Notícias 31/07/2015 - 11h21 Brasília Embed

Mariana Tokarnia

No Brasil, o envolvimento dos pais e o nível socioeconômico das famílias têm maior influência no desempenho dos estudantes do ensino fundamental do que a infraestrutura das escolas e o fato de os estabelecimentos estarem localizadas no campo ou na cidade.

 

É o que mostra o Terceiro Estudo Regional Comparativo e Explicativo (Terce), lançado nesta quinta-feira (30) pelo Escritório Regional de Educação da Unesco para a América Latina e o Caribe.

 

O estudo também considera a disponibilidade de material escolar e a pontualidade dos professores como fatores que melhoram o desempenho dos estudantes. 

 

De acordo com o estudo, no Brasil, o desempenho dos estudantes melhora quando os pais acompanham os resultados obtidos na escola, apoiam os filhos e chamam a atenção deles. O desempenho, no entanto, piora, quando os pais supervisionam e ajudam sempre nas tarefas escolares, tirando a autonomia dos filhos.

 

O Terce avalia o desempenho escolar em matemática, linguagem (leitura e escrita) e ciências naturais. 

 

É realizado em 15 países da América Latina e do Caribe, além do estado de Nuevo León, no México. Mais de 134 mil crianças do ensino fundamental participaram da avaliação. No Brasil, a avaliação é feita do 4º ao 7º ano do ensino fundamental. 

 

O relatório divulgado pela Unesco detalha ainda o desempenho dos estudantes. A maioria deles concentra-se nos níveis mais baixos de proficiência, o que significa que não são capazes de interpretar e inferir o significado de palavras em textos escritos nem de resolver problemas matemáticos que exigem interpretar informações em tabelas e gráficos.

 

Apesar disso, de modo geral, o Brasil está ou na média ou acima da média dos demais países avaliados. 

 

Leia mais na Agência Brasil

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique