Professores do Acre em greve terão o ponto cortado

Publicado em 27/07/2015 - 19:37 Por Maíra Heinen - Brasília

Professores e servidores da educação no Acre, em greve há 40 dias, vão ter os pontos cortados. A decisão começou a valer nesta segunda-feira.

 

Segundo a presidenta do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Acre, Rosana Nascimento, a medida já era esperada. Rosana afirmou que na última semana o governo havia solicitado às escolas a relação de nomes dos grevistas.

 

Sonora: "Na semana passada ele mandou uma circular pra tudo que foi escola, que mandasse a relação de quem está trabalhando, de quem está de greve, justamente pra anunciar o corte do ponto e dos salários. Uma forma de pressionar, intimidar os trabalhadores para voltarem ao local de trabalho. A educação quando entra de greve só sai com uma proposta. E o governo ao invés de ter uma proposta pros trabalhadores vai ameaçar cortar salário de trabalhador."

 

O secretário de educação do Acre, Marco Brandão, assegurou que o corte de ponto é legal e ressaltou que a decisão foi tomada devido à radicalização da greve.

 

Sonora:" É uma decisão que é pautada em lei, e é pautada também e toda tentativa de diálogo que nós temos tido até agora e na radicalização, de forma intransigente e até politizada desse movimento. Nós, em nenhum momento, nos furtamos ao diálogo transparente e respeitoso."

 

O Sindicato informou que, a partir desta terça-feira, os trabalhadores vão acampar em frente à Secretaria de Educação do Acre e pretendem permanecer no local até o final da semana.

 

Trinta por cento das escolas do estado aderiram à greve. Entre as reivindicações está o aumento do piso salarial das carreiras da educação em 25%, valor a ser pago em 2016.

Últimas notícias
Justiça

PGR denuncia Carla Zambelli e hacker que invadiu o sistema do CNJ

De acordo com a PGR, Zambelli foi autora intelectual da invasão e procurou o hacker para executar o crime e emitir um falso mandado de prisão contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.

Baixar arquivo
Política

Comissão do Senado aprova redução do IR para motoristas de aplicativos

O texto, de autoria do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), recebeu relatório favorável do senador Sérgio Petecão (PSD-AC). O texto muda a base de cálculo do imposto para que o IR seja reduzido de 60% para 20%.

Baixar arquivo
Política

Tarifa social de água e esgoto é aprovada em comissão do Senado

A proposta prevê que famílias de baixa renda paguem menos pelo uso de água. O projeto agora segue, em regime de urgência, para o plenário. 

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: brasileiros entram em campo pela Libertadores e Sul-Americana

Hoje também tem jogo da série B do Campeonato Brasileiro. Brusque recebe o Mirassol no interior catarinense.

Baixar arquivo
Saúde

Ministra da Saúde nega mudanças na gestão de hospitais federais no Rio

A rede hospitalar federal na capital fluminense vem sendo alvo de uma série denúncias de problemas de atendimento, falta de materiais, de profissionais e de manutenção. Servidores se manifestaram contrários à possibilidade de transferência de gestão para os governos estadual e municipal. 

Baixar arquivo
Internacional

Em Gaza, mais de 300 corpos são encontrados em valas comuns

Os corpos, entre eles de mulheres e idosos, foram encontrados dentro e no entorno dos hospitais que foram alvos de operações israelenses. E mais: contra a guerra em Gaza, alunos promovem protestos e acampamentos nas universidades dos Estados Unidos. E a crise migratória deixa mais cinco mortos na travessia para o Reino Unido. Uma pequena embarcação levava 110 pessoas.

Baixar arquivo