Brinquedos artesanais estimulam desenvolvimento infantil

03:01 Educação, Notícias 12/10/2015 - 13h39 Brasília Embed

Liliane Farias

Na Amazônia, o Dia das Crianças pode ser comemorado de um jeito diferente. Ao invés da procura por presentes em lojas cheias e com os preços altos, pais e filhos podem criar o próprio brinquedo.

 

Renata Meirelles é coordenadora do projeto Território do Brincar e percorreu 16 comunidades indígenas e ribeirinhas do Amapá, Pará, Amazonas, Roraima e Acre, junto ao Projeto Bira – Brincadeiras Infantis da Região Amazônica. Segundo ela, é comum as crianças utilizarem a floresta para fazer seus próprios brinquedos.

 

Sonora: "Quem vive a infância em uma comunidade ribeirinha, certamente, dispõe de toda a natureza ali ao redor para brincar. Não só construir seus brinquedos, mas todo o ambiente é um ambiente do brincar.”

 

Renata afirma que produzir brinquedos em família é uma forma de estreitar a relação. Ela cita o episódio que presenciou em uma comunidade indígena no Oiapoque, no extremo norte do estado do Amapá, durante a construção de um peão de tucumã - típico na região e que produz um som ao ser girado.

 

Sonora: “Tinha umas crianças que estavam tentando fazer justamente esse peão e não estavam conseguindo. À noite, quando o pai chegou, ele falou: 'pode deixar. Eu vou ensinar vocês como é feito o peão.’ E aí, no dia seguinte, o pai sentou com os filhos, fez o peão e ele ficou super bom. Aí chegou o avô. O avô olhou e falou: ‘vocês não estão sabendo como joga o peão. Amanhã eu ensino vocês.’ Então, esse é um exemplo de como as coisas são passadas de geração à geração, e quando você tem alguém disponivel pra trazer a referência, mostrar como se faz… As crianças são super abertas a isso.”

 

A professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas e pedagoga infantil Raiolanda de Camargo explica que o ato de fazer o próprio brinquedo enriquece o desenvolvimento da criança.

 

Sonora: “Por permitir a criança a mobilização de várias capacidades mentais. A imaginação, a criatividade, a sua capacidade de expressão, senso estético - que cores eu vou utilizar, vai ter harmonia, não vai ter… Você vai ‘tá’ trabalhando cordenação motora fina, coordenação motora ampla, enfim, várias capacidades motoras. E todo brinquedo que é confeccionado, ele tende a despertar, na criança, novos interesses.”

 

Para quem trabalha com o universo infantil, uma coisa é certa: atividades lúdicas e manuais serão influências positivas por toda a vida dessas crianças.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique