Enem: 25% dos inscritos | faltam primeiro dia de prova

Publicado em 24/10/2015 - 21:03 Por Katiana Rabêlo - Brasília

No primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mais de 1,8 milhão de alunos faltaram às provas. Isso representa 25% dos inscritos, índice menor que o registrado no ano passado. 

 

Em Roraima, estado com maior abstenção, 35% dos candidatos não realizaram as provas do Enem neste sábado (24). Paraíba e Piauí foram os estados com menos faltas.

 

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, avaliou que o primeiro dia do exame ocorreu com êxito e de forma segura. Ele destacou que, nem mesmo as chuvas do Sul do país, conseguiram atrapalhar o andamento do Enem. Prova disso é que, em Santa Catarina, o número de abstenções foi um dos menores do país. 

 

E como ocorre em todos os anos, teve gente que se atrasou e perdeu o horário de entrada. Mercadante lamentou e disse que isso só vai deixar de ser notícia quando os estudantes se planejaram para os dias de provas.

 

De acordo com os dados divulgados pelo Ministério da Educação, 364 candidatos já foram eliminados do Enem neste sábado, 34 deles porque carregavam objetos proibidos pelo edital e que foram identificados pelos detectores de metais, como celular.

 

Alguns tentaram utilizar ponto eletrônico. Eles foram eliminados e agora estão sendo investigados pela polícia.

 

Segundo o ministro da educação, Aloizio Mercadante, uma pessoa postou parte da prova em redes sociais e foi desclassificada.

 

Em Campo Grande (MS), uma fiscal de prova morreu depois de uma crise de convulsão.

 

Neste domingo (25), segundo dia do Enem, os candidatos vão fazer provas de redação, linguagens, códigos e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias.

 

Os portões dos locais de prova serão abertos ao meio-dia, no horário de Brasília, e fechados às 13h. 

 

Leia na Agência Brasil

Últimas notícias
Justiça

Justiça condena empresa eólica a pagar indenização para morador no RN

O morador alega "barulho constante" provocado pela rotação do aerogerador e dano estrutural no imóvel residencial.

Baixar arquivo
Saúde

Mudanças climáticas agravam riscos de trabalhadores, diz OIT

Para a Organização Internacional do Trabalho, inúmeras condições de saúde dos trabalhadores estão associadas às mudanças climáticas, incluindo câncer, doenças vasculares, respiratórias, renais e de saúde mental.

Baixar arquivo
Economia

Governo lança programa de crédito e renegociação de dívidas

Uma das ações permite que microempreendedores individuais e pequenos e médios empresários negociem as dívidas e consigam crédito para melhorar os negócios.

Baixar arquivo
Justiça

STF dá 5 dias para X se manifestar sobre descumprir ordens judiciais

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes deu um prazo de cinco dias para que os representantes da rede social X, antigo Twitter, se manifestem sobre descumprimentos de ordem judicial nos perfis de contas bloqueadas na plataforma.

Baixar arquivo
Saúde

Saúde óssea depende de exercícios regulares, defende médico do INTO

Além de provocar sensação de bem-estar, elevar a autoestima e trazer melhorias para as relações sociais, a prática regular de atividade física tem um papel fundamental para a saúde óssea e muscular.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisadores desenvolvem fármacos para tratamento de doenças crônicas

Pesquisadores brasileiros investem em pesquisa e na produção de novos fármacos, que podem ajudar no tratamento de pacientes que lutam contra doenças crônicas.

Baixar arquivo