Estudante de SP revela ansiedade na véspera do Enem

01:48 Educação, Especiais 22/10/2015 - 11h39 São Paulo (SP) Embed

Cátia Rodrigues

Neste fim de semana, cerca de oito milhões de pessoas vão fazer provas do Enem em todo o País. As notas do exame podem ser utilizadas para o ingresso em universidades públicas e particulares.

 

É o que sonha a estudante Laís Pedroso, de 17 anos. Ela se diz preparada para conquistar uma vaga no curso de Filosofia na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

 

Sonora: "Para a minha opção de curso, eu estou preparada sim, porque a demanda não é tão grande. A nota de corte não é tão grande, então eu acho que sim."

 

Mas a ansiedade ainda bate forte mesmo com toda dedicação aos estudos.

 

Sonora: "Eu estou uma pilha de nervos, eu estou à flor da pele, eu faço exercícios, se não der certo já é motivo para chorar, para achar que não vai dar certo, que vai acontecer alguma coisa, que eu não vou conseguir entrar na sala, que eu vou chegar atrasada, a gente pensa em tudo. Está bem complicado, mas vai dar certo."

 

E a mãe de Laís, Bárbara, tenta compreender o estado emocional da filha e ajudá-la a superar essa fase.

 

Sonora: "Está bem agitada, bem brava, tudo pra ela já acha que está cortando a ir bem na prova; às vezes eu falo alguma coisa pra ela, é o contrário. 'Nossa, Laís, agora você tem que ir mais confiante'. Eu percebo que está mexendo muito com o emocional dela."

 

Para evitar atrasos e,  por tabela, mais nervosismo, uma dica é ficar atento ao horário de verão. Os portões de acesso aos locais das provas serão abertos ao meio-dia e fechados a uma hora da tarde pelo horário de Brasília. As provas vão começar trinta minutos depois do fechamento dos portões.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique