Índice de abstenção do Enem é o menor desde 2009

03:34 Educação, Notícias 25/10/2015 - 21h37 Brasília Embed

Katiana Rabelo

O número de inscritos que não compareceu às provas do Enem, Exame Nacional do Ensino Médio, neste ano é o menor desde 2009, quando a avaliação passou a ser usada como forma de seleção estudantil.

 

Agora em 2015, a abstenção foi de 25,5%. No ano passado, 28,9 por cento dos inscritos não fizeram as provas.

 

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, acredita que as novas regras para isenção de taxa de inscrição ajudaram a reduzir o número de candidatos que faltaram ao Enem.

 

Até a noite deste domingo, 743 candidatos foram eliminados do Enem. Três deles porque postaram fotos das provas em redes sociais.

 

Nos dois dias de provas, houve queda de energia em 23 locais. Em um deles, a luz não voltou. O exame foi cancelado e 661 candidatos que estavam na escola NossaSenhora do Rosário no município de Marituba, no Pará, terão de fazer as provas em outra data.

 

Elas serão aplicadas nos dias primeiro e dois  de dezembro, quando também haverá xame nas cidades Taió e Rio do Sul, em Santa Catarina. Nesses municípios, o Enem foi adiado por conta das enchentes.

 

Três alunos da cidade de Santa Luzia, em Minas Gerais, também poderão refazer o Enem porque a fiscal de sala, deu 30 minutos a menos para eles fazerem as provas.

 

Neste ano, 278 travestis e transexuais solicitaram o nome de uso social durante a realização do Enem, nome social é aquele com o qual elas se identificam. Mercadante disse que houve apenas um caso grave de desrespeito.

 

Domingo foi o dia de uma das provas que mais deixa os candidatos apreensivos: a redação. Neste ano, os estudantes tiveram de escrever sobre a violência contra a mulher no Brasil. O tema agradou ao ministro da Educação, Aloizio Mercadante. Ele destacou que, refletir sobre o assunto, pode ajudar na luta pelo respeito às mulheres.

 

O gabarito oficial do Enem vai ser publicado na quarta-feira, dia 28. As provas, em pdf, poderão ser consultadas a partir do dia, 30, próxima sexta-feira. E os estudantes só vão saber o resultado do Enem a primeira semana de janeiro de 2016.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique