MEC vai distribuir cerca de 120 milhões de livros didáticos

01:53 Educação, Notícias 20/01/2016 - 10h47 Brasília Embed

Danyelle Soares

Cerca de 30 milhões de alunos da rede pública vão começar as aulas com livros novos. Este ano, o Programa Nacional do Livro Didático vai distribuir cerca de 120 milhões de exemplares para 120 mil escolas de todo o país.


A maior parte do acervo será entregue para estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. De acordo com o presidente do Fundo Nacional do Desenvolvimento, responsável pelo programa, Idilvan Alencar, o órgão gastou R$ 1,01 bilhão na compra do material.


O Programa Nacional do Livro Didático é executado em ciclos alternados de três anos. A cada ano, o governo compra e distribui exemplares para alunos de determinada etapa do ensino e repõe as edições reutilizáveis para outras séries.


Podem ser reutilizados livros de matemática, história, geografia e língua portuguesa. Entre as edições que precisam ser repostas estão: alfabetização, inglês, espanhol e filosofia.


A iniciativa também disponibiliza versões acessíveis para alunos com necessidades especiais, como áudio e Braille. Há, ainda, exemplares para educação de jovens e adultos, além de dicionários para estudantes da educação básica.