Apenas Amazonas e Pernambuco batem meta do Ideb no ensino médio

02:21 Educação, Notícias 08/09/2016 - 17h46 Brasília Embed

Danyele Soares

O Brasil não alcançou a meta de qualidade da educação no ensino médio e nas séries finais do Ensino Fundamental – do 6º ao 9º ano. Os resultados fazem parte do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) divulgado nesta quinta-feira (8) pelo Ministério da Educação.

 

A meta estabelecida para o ano passado era de 4,7 nos anos finais da educação fundamental. Mas o resultado alcançado nas redes pública e privada foi de 4,5. Já no Ensino Médio, o valor esperado era de 4,3, mas o que resultado atingido foi de 3,7.

 

Apenas cinco estados cumpriram o esperado nas séries finais do ensino fundamental: Pernambuco, Amazonas, Mato Grosso, Ceará e Goiás. E, na educação de nível médio, apenas duas unidades da federação cumpriram o estabelecido: Amazonas e Pernambuco. Nas séries iniciais do Ensino Fundamental, do 1º ao 5º ano, a meta foi alcançada.

 

Para o ministro da Educação, Mendonça Filho, é preciso haver uma maior integração entre os governos federal, estadual e municipal para melhorar o ensino. Além disso, ele afirma que uma das causas para o baixo desempenho dos adolescentes é a falta de relação entre o que veem na escola e o que vivem fora dela.

 

O ministro defendeu a aprovação do projeto de lei que tramita no Congresso Nacional que pretende reformular o Ensino Médio, que institui até o ensino em tempo integral. E caso a proposta não seja aprovada ainda este ano, Mendonça Filho afirmou que vai pedir ao presidente Michel Temer a edição de uma medida provisória que aplique mudanças na educação de nível médio. Segundo o ministro, a intenção é começar a implementar uma reforma já no ano que vem.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique