Estudante do Rio vai participar de curso promovido pela Nasa

02:15 Educação, Notícias 21/09/2016 - 17h55 Rio de Janeiro Embed

Lígia Souto

A estudante Mylena Peixoto, da Escola Técnica Estadual João Barcelos Martins, unidade da Faetec em Campos dos Goytacazes, no norte fluminense, começa nesta quarta-feira uma aventura longe de casa ou, como ela mesmo define, “a realização de um sonho”.

 

O destino da viagem: os Estados Unidos. Mais especificamente a Nasa, Agência Espacial Americana, e o observatório de astronomia norte-americano, onde ela participará de um curso de análise de dados vindos das estrelas.

 

O convite para a visita aconteceu após a estudante, de 16 anos, descobrir cinco novos asteroides que orbitam entre os planetas Marte e Júpiter. A descoberta foi reconhecida por um programa de colaboração internacional em pesquisa astronômica.

 

Mylena conta que tudo começou no ano passado, quando ela foi selecionada para participar de um projeto internacional de caça a asteroides, coordenado pelo Clube de Astronomia de Campos, que, segundo a estudante, foi a cidade recordista em participação e descoberta de asteroides.

 

A aluna, que cursa o terceiro ano do ensino médio, afirma que a viagem é uma “oportunidade incrível” e que ela espera que a ciência se torne mais acessível aos estudantes das escolas públicas.

 

Daqui a cinco anos, Mylena poderá batizar os asteroides e adianta que a gratidão vai permear a escolha dos nomes. Mylena retorna ao Brasil no dia 30 de setembro.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique