Segundo capítulo de série especial aborda falta de creches no DF

03:09 Educação, Especiais 11/02/2017 - 08h15 Brasília Embed

Locução: Anna Luisa Praser / Reportagem: Kariane Costa e Anna Luisa Praser / Sonoplastia: Gabriel Pinheiro

Confira a segunda reportagem (de um total de três) da série especial sobre a situação do ensino e do direito à educação no Distrito Federal. Esta é uma produção do Radiojornalismo da EBC.

 

***

 

Esse é o desabafo de Edna Estrela, mãe da Ana Clara, de 1 ano e 9 meses. Ela aguarda desde 2016 por uma vaga em uma creche pública do Distrito Federal. A unidade próxima a casa dela ofereceu oito vagas. Atualmente, Edna ocupa a posição 150 na fila de espera. Em todas as instituições a história se repete.

 

Dione Nascimento também não foi contemplado. Mesmo com mandado judicial, a filha, na época com 1 ano, nunca teve acesso à creche.
 

O governo do Distrito Federal disponibiliza hoje 82 unidades escolares nesta modalidade. São 42 creches e mais 59 convênios com outras instituições, que juntos acolhem cerca de 51 mil crianças entre zero e três anos de idade.


Ainda assim, aproximadamente 21 mil crianças permanecem na fila de espera.


Mesmo com tanta carência, a Secretaria de Educação diz que não é obrigada a fornecer esse tipo de atendimento, como enfatiza o subsecretário Fábio Pereira de Souza.


Já o Ministério Público possui outro entendimento. A promotora Katia Vergara diz que o GDF tem desprezado os pareceres da justiça.



Enquanto esse problema não é resolvido, mães como a Edna Estrela precisam se desdobrar.