Estudantes do Norte e Nordeste devem ficar atentos ao horário da prova do Enem

02:19 Educação, Notícias 31/10/2017 - 20h29 Brasília Embed

Renata Martins

Os estudantes do Norte e Nordeste do país terão uma preocupação a mais: o fuso horário.

 

Isso porque os candidatos têm que fazer a prova ao mesmo tempo. Para isso, é utilizado como parâmetro a hora de Brasília. Os portões de acesso aos locais de provas serão abertos ao meio-dia e fechados às 13h.

 

Mas o Brasil tem três fusos diferentes. Em Rio Branco, no Acre, por exemplo, a diferença é de três horas a menos para horário oficial de Brasília.

 

Então, enquanto tem gente almoçando antes da prova, tem candidato vai acordar, tomar café e ir direto fazer o exame.

 

João Victor Barros, reclama que o cartão de prova não traz o horário local da realização do exame, o que já fez muita gente se confundir e perder a prova. O estudante de Manaus também lembra que tem que sair mais cedo.

 

Em entrevista à Rádio Nacional, a Diretora de Gestão e Planejamento do Inep, Eunice dos Santos sugere alguns cuidados para evitar transtornos.

 

Então é bom ficar alerta. No próximo domingo os portões nos locais de prova do Enem fecham no horário local. Em Brasília uma hora da tarde.

 

No Pará, Amapá, Tocantins, Maranhão e Mato Grosso, que tem diferença de uma hora, os portões abrem às 11 da manhã e fecham ao meio-dia. No Amazonas, Roraima e Rondônia, os portões fecham às 11 horas da manhã. E no Acre, às dez da manhã.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique