Uerj lança frente em defesa da educação pública

02:49 Educação, Notícias 19/10/2017 - 20h59 Rio de Janeiro Embed

Joana Moscatelli

Professores, funcionários e estudantes realizaram protesto nesta quinta-feira em defesa da educação pública. O ato, que aconteceu na UERJ- Universidade Estadual do Rio de Janeiro, marcou o lançamento da Frente Nacional em Defesa das Instituições Públicas de Ensino Superior.

 

Segundo, a presidente do Andes- Sindicato Nacional dos Docentes e professora da Universidade Federal Fluminense Eblin Farage, a ideia da frente surgiu em função dos cortes de verbas e ataques que as universidades públicas estão sofrendo em todo o país principalmente em estados como o Rio de Janeiro.

 

A educadora comentou ainda que o lançamento da UERJ reforça a defesa das universidades estaduais do Rio por toda a sociedade.

 

O presidente da Associação de Docentes da UERJ, o professor Guilherme Vargues lembrou que a Universidade Estadual do Rio de Janeiro vive a maior crise de sua história.

 

O reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro Roberto Leher esteve no ato em nome da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior.

 

Segundo o Sindicato Nacional dos Docentes das Universidades Públicas, as instituições públicas de ensino estão sendo ameaçadas pelos cortes de verbas desde 2015. No Rio de Janeiro, a situação ficou ainda mais dramática com a crise financeira do estado e o atraso nos salários de professores e funcionários.

 

Os estudantes da UERJ também sofrem com o atraso nas bolsas e a falta do Bandejão que está ocupado pelos alunos desde setembro.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique