Na Trilha da História: A guinada de Domitila, da origem humilde à personalidade histórica do Brasil

04:56 Educação, Programetes 04/11/2017 - 07h55 Brasília Embed

Apresentação Isabela Azevedo

Olá! Eu sou a Isabela Azevedo e começa agora mais uma versão reduzida do Na Trilha da História! Hoje nós vamos falar de Domitila de Castro, mais conhecida como Marquesa de Santos, a amante mais famosa do imperador dom Pedro I. Nosso entrevistado é o pesquisador e escritor Paulo Rezzutti, autor do livro Domitila: A verdadeira história da Marquesa de Santos.

 

Ele nos conta que ela nasceu em 1797, quando São Paulo tinha apenas 20 mil habitantes. De origem modesta, a bela paulista de cabelos escuros se casou aos 15 anos com Felício Pinto coelho de Mendonça, um rapaz rico de 24 anos.

 

Os atritos começaram porque Domitila não concordava com os gastos excessivos do marido e seus casos fora do casamento. Começam os espancamentos e os estupros. Felício esfaqueia Domitila, é preso e levado para o Rio. Depois, é solto por influência do pai.

 

Mas a sorte da paulista começa a mudar em agosto de 1822, quando ela conhece dom Pedro I. Os dois começaram um romance pouco antes da independência. Dom Pedro I não escondia o affair, tanto que transformou Domitila em dama-camariça da esposa, a imperatriz Leopoldina.

 

Depois, ela ganhou do imperador o título de Marquesa de Santos. Em trocas de cartas, os dois se chamavam por apelidos. Ela dizia: demonão, fogo, foguinho. Ele: Titilia, minha filha, minha doce Titília. O romance esfriou com a morte de Leopoldina e, logo depois, com o segundo casamento de dom Pedro.

 

Esta foi a versão reduzida do Na Trilha da História. O episódio completo tem 55 minutos e traz, além da entrevista na íntegra com o biógrafo Paulo Rezzutti, músicas da banca Lítera, que produziu um disco todinho ao caso que Domitila teve com dom Pedro I! Para ouvir, acesse: radios.ebc.com.br/natrilhadahistoria. E se você quiser entrar em contato com a gente, nosso e-mail é culturaearte@ebc.com.br. Até semana que vem, pessoal!

 

 

Na Trilha da História: Apresenta temas da história do Brasil e do mundo de forma descontraída, privilegiando a participação de pesquisadores e testemunhas de importantes acontecimentos. Os episódios são marcados por curiosidades raramente ensinadas em sala de aula. É publicado semanalmente. Acesse aqui as edições anteriores.