Estudantes do Rio vão participar de concurso que une arte e leitura; o tema será Martinho da Vila

01:25 Educação, Notícias 12/02/2018 - 17h41 Rio de Janeiro Embed

Lígia Souto

Considerado um dos grandes bambas do samba carioca, Martinho da Vila será tema de um projeto da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro, que quer envolver alunos da rede em um projeto de incentivo às artes e à leitura, por meio de concursos culturais.

 

Ao longo de todo ano de 2018, quatro competições serão organizadas nas escolas públicas. Essa é uma homenagem ao cantor e compositor, que, nesta segunda-feira de carnaval, completou 80 anos.

 

O projeto foi batizado em referência a uma das canções de maior sucesso do compositor, Casa de Bamba, e se chamará “Na minha escola todo mundo é bamba: todo mundo lê, mesmo quem não samba”, uma paródia de um dos trechos da canção.

 

A iniciativa terá como base a carreira, a trajetória artística e a obra deste filho ilustre do município fluminense de duas barras, na região serrana. A iniciativa faz parte do projeto de leitura escolar e vai incluir concursos de paródias, poesia, redação, desenho e pintura.

 

Ao comentar a novidade, o secretário de estado de Educação, Wagner Victer, fez questão de exaltar Martinho da Vila, afirmando que ele é uma lenda viva do samba, o que justifica ser estudado como elemento importante na formação da nossa cultura.