Inscrições para o Fies começam nesta segunda e seguem até 28 de fevereiro

01:51 Educação, Notícias 19/02/2018 - 11h39 Brasília Embed

Mariana Martins

Já estão abertas as inscrições para o Fies, o Fundo de Financiamento Estudantil do Ministério da Educação (MEC). O fundo financia cursos superiores não gratuitos em instituições avaliadas positivamente pelo MEC. As inscrições vão até o dia 28 de fevereiro.

 

Pode concorrer ao financiamento o candidato que participou do Enem e ficou com média igual ou superior a 450 pontos e não zerou a redação.

 

Existem duas modalidades de financiamento, o Fies e o P–Fies. Para se inscrever no Fies, é preciso ter a renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários mínimos. Já na modalidade P-Fies podem concorrer aqueles que têm renda familiar mensal bruta, por pessoa, de três a cinco salários mínimos. 

 

O montante a ser financiado depende de uma fórmula que leva em consideração o preço da mensalidade e a renda familiar do candidato. No P-Fies, as condições para concessão do financiamento ao estudante serão definidas entre o banco, a instituição de ensino superior e o estudante. Após a conclusão do curso, o estudante inicia o pagamento do saldo devedor do financiamento de acordo com a sua realidade financeira.

 

Após o encerramento das inscrições, no dia 28 de fevereiro, serão divulgados os resultados de pré-seleção e as listas de espera. A modalidade Fies disponibilizará os nomes no dia 5 de março e o P-Fies no dia 12 de março.

 

Quem for pré-selecionado na modalidade Fies terá de 6 a 8 de março para fazer a complementação da inscrição. 

 

Para fazer as inscrições no Fies e no P-Fies, ou para outras informações, o candidato deve acessar o site: fiesselecao.mec.gov.br