Brasileiro considera que há má gestão de verba para educação básica, aponta CNI

03:54 Educação, Notícias 03/04/2018 - 17h14 Brasília Embed

Mariana Martins

A população brasileira acredita que não é por falta de recursos públicos que a educação básica está mal no país. Estes são alguns dos resultados de uma pesquisa realizada pelo Ibope a pedido da Confederação Nacional das Indústrias (CNI) e do Movimento Todos Pela Educação, e publicada na manhã desta terça-feira (3).

 

A pesquisa mostra que 81% da população brasileira percebe que há um problema de gestão dos recursos e 77% acredita que os governos não possuem o comprometimento necessário com a qualidade da educação. A maioria da população se mostra contrária ao aumento de impostos ou a retirar recursos de outras áreas para investir em educação.

 

Para a presidente-executiva do Movimento Todos Pela Educação, Priscila Cruz, esta percepção é importante e mostra a necessidade de se cobrar melhorias na gestão dos recursos.

 

Priscila reforça ainda que o investimento na primeira infância, incluindo a formação continuada e a qualidade de trabalho desses professores, é também uma das chaves para a melhoria da educação no Brasil.

 

No que diz respeito aos professores, o aumento dos salários aparece como a medida mais apoiada pela população. 89% dos brasileiros reconhece a importância da educação para o desenvolvimento do país e 74% concordam totalmente que um ensino de baixa qualidade prejudica esse desenvolvimento.

 

Para os brasileiros, violência e corrupção estão associados com a baixa qualidade da educação. E a maior parte da população concorda que a educação tem impactos positivos sobre a renda e a empregabilidade.

 

A população acredita que a qualidade da educação básica no Brasil precisa melhorar, principalmente, o ensino público. Isso também se reflete na percepção de que os alunos que concluem o ensino fundamental e o médio nas escolas públicas não estão bem preparados para o ensino superior ou para o mercado de trabalho.

 

A segurança nas escolas públicas é a pior característica avaliada pela população, quando analisada as condições gerais destas instituições. Equipar melhor as escolas é a ação mais citada pelos brasileiros, entre as duas principais ações para melhorar o desempenho dos alunos do ensino básico público.

 

A representante do Todos Pela Educação defendeu ainda que já existe um consenso, uma agenda do que precisa ser implementada para que haja mudanças na educação brasileira.

 

A pesquisa Retratos da Sociedade Brasileira Educação Básica levantou a opinião de 2.000 brasileiros sobre a educação básica e medidas necessárias para melhorar a qualidade.

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