Decreto homologa demarcação da terra indígena Baía dos Guató em MT

01:19 Educação, Notícias 27/04/2018 - 08h35 Brasília Embed

Sumaia Vilela

O decreto que homologa a demarcação da terra indígena Baía dos Guató, em Mato Grosso, foi assinado nesta quinta-feira (26) pelo presidente Michel Temer. A área de 20 mil hectares fica no município de Barão do Melgaço e será de posse permanente dos índios Guató. Ainda é preciso registrar a terra em cartório.

 

 

Esse povo é originário do bioma Pantanal. De acordo com o Instituto Socioambiental, os Guató foram considerados extintos em 1950 pelo então Serviço de Proteção ao Índio. Só em 1976, uma missionária encontrou em Corumbá a artesã Josefina, descendente da etnia, e constatou que existiam Guatós espalhados na periferia da cidade.

 

 

Temer assinou o decreto na semana em que mais de 100 povos indígenas estão reunidos em Brasília, no 15º Acampamento Terra Livre. O encontro é realizado anualmente. Entre as demandas estão a maior rapidez no processo de demarcação de terras e o acesso a serviços públicos, como saúde. Protestos foram realizados esta semana pelo grupo na Esplanada dos Ministérios. Uma projeção foi realizada na fachada das torres do Congresso Nacional, na noite desta quinta-feira, pedindo "demarcação já".

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique