Novos diplomatas homenageiam Marielle Franco na formatura

02:47 Educação, Notícias 20/04/2018 - 15h42 Brasília Embed

Danyele Soares

Em cerimônia de formatura do Curso de Formação de Diplomatas do Instituto Rio Branco, nesta sexta-feira, em Brasília, o presidente Michel Temer afirmou que as investigações sobre a morte da vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco avançam com método e critério.

 

Marielle foi assassinada no dia 14 de março. Passado mais de um mês do ocorrido, ninguém foi preso.

 

Temer falou sobre o caso porque a vereadora foi escolhida como patrona da turma 2017-2018 dos novos diplomatas. Marielle Franco era socióloga e militante dos direitos humanos. Os pais da vereadora foram homenageados na cerimônia.

 

A paraninfa da turma, a embaixadora Thereza Quintella, lembrou no discurso a luta de Marielle para a equidade de gênero e a garantia dos direitos humanos. A embaixadora falou também sobre a pequena presença feminina no corpo diplomático e fez um histórico, relatando as dificuldades enfrentadas quando ingressou na carreira que é dominada por homens.

 

Na cerimônia, o ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes, saudou os pais de Marielle e garantiu que, com a escolha da vereadora como patrona da turma, ela jamais será esquecida no Itamaraty. O ministro reconheceu ainda as dificuldades enfrentadas pelas mulheres ao decidirem ingressar na carreira.

 

Aloysio Nunes também informou que deve sugerir ao presidente a edição de um projeto de lei para alterar o Serviço Exterior Brasileiro. Segundo ele, a nova norma vai garantir que a carreira seja previsível e imune a ingerências. E acrescentou que a pessoa que ingressar no corpo diplomático deve saber quais são os passos que deve ultrapassar.

 

Na cerimônia desta sexta-feira, 20 de abril, Dia do Diplomata, 30 novos servidores da carreira se formaram. Além de brasileiros, a turma inclui bolsistas enviados pelos seguintes países: Argentina, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Mongólia, Palestina e São Tomé e Príncipe.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique