DF tem menor número de alunos em série inadequada para a idade, segundo Unicef

01:45 Educação, Notícias 29/08/2018 - 17h24 Brasília (DF) Embed

Dayana Vitor

O Distrito Federal está entre as unidades da federação com o menor número de alunos da educação básica em atraso escolar.

 

Nos anos iniciais do ensino fundamental, 10% dos matriculados nas redes pública e particular estão na série inadequada. Do sexto ao nono ano, esse índice pula para 25% e se mantêm assim até o fim do Ensino Médio.

 

As informações são do estudo "Panorama da distorção idade-série no Brasil" divulgado nesta quarta-feira (29) pelo UNICEF - Fundo das Nações Unidas para a Infância.

 

O diretor de educação da entidade, Ítalo Dutra, explica porque muitos adolescentes do DF do Ensino Médio ficam atrasados nos estudos.

 


Segundo o levantamento, na região Centro-Oeste, o estado de Mato Grosso é o que apresenta menor índice de alunos na série inadequada para a idade. Depois, vem Goiás, o Distrito Federal e por último o Mato Grosso do Sul.

 

No restante do país, as regiões Norte e Nordeste apresentam o maior número de alunos atrasados. Já no Sul e Sudeste está a menor quantidade de repetentes e alunos que deixam a escola e depois voltam.

 

O estudo do UNICEF ainda revelou que a maior parte dos estudantes atrasados em todo o Brasil são da cor parda, preta ou indígenas.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique