Mais de 7 milhões de estudantes brasileiros estão atrasados dois anos ou mais, segundo Unicef

02:15 Educação, Notícias 29/08/2018 - 17h01 Brasília (DF) Embed

Dayana Vitor

Ninguém gosta de repetir de ano ou estar em uma série inadequada para a idade por qualquer outro motivo. Mas, no Brasil, mais de 7 milhões de estudantes da educação básica estão dois anos ou mais em atraso escolar. São quase 5 milhões do Ensino Fundamental e mais de 2 milhões do Ensino Médio.


Os dados são do estudo Panorama da distorção idade série no Brasil divulgado, nesta quarta-feira (29),  pelo Unicef - Fundo das Nações Unidas para a Infância. O levantamento utilizou dados do Censo Escolar de 2017.

 

O maior número de estudantes na série inadequada para idade está entre o sexto e o nono ano. O chefe de educação do Unicef, Ítalo Dutra, detalha a situação dos adolescentes em atraso escolar no Brasil.

 

A estudante Karla Santana, de 16 anos, de Itabaina, em Sergipe,  é um desses alunos em atraso escolar. Ela está no primeiro ano do Ensino Médio e deveria cursar o segundo. Ela explicou que nunca reprovou, mas que está atrasada porque fez um ano a mais na pré-escola. A jovem conta que na sua sala ela tem colegas bem mais atrasados que ela.


O estudo do Unicef ainda revela que a região Norte abriga o maior número de alunos na série inadequada para a idade. Lá, 41% dos alunos do Ensino Médio, estão em atraso escolar.


Depois, vem a Nordeste, Sul, Centro-Oeste e Sudeste. A pesquisa ainda revela que  parte das crianças e adolescentes com atraso escolar está concentrada em assentamentos, terras indígenas, comunidades quilombolas e áreas de preservação. Também que a maioria é parda, preta ou indígena.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique