Matemático recebe nova medalha e diz que voltará ao Rio; a primeira foi roubada após a cerimônia

01:11 Educação, Notícias 05/08/2018 - 15h19 Rio de Janeiro Embed

Lígia Souto

O matemático iraniano, Caucher Birkar, recebeu neste sábado, pela segunda vez, a medalha Fields, considerada o Prêmio Nobel da Matemática. A condecoração é concedida a cientistas de até 40 anos que se destacaram nessa área do conhecimento. Essa foi a primeira vez que o encontro foi realizado no Brasil.

 

A primeira medalha foi roubada logo após a cerimônia de premiação, no Riocentro, na zona oeste da cidade, na última quarta-feira. Neste sábado, em meio a aplausos, o matemático disse que o episódio não apagará a imagem que ele tem do Brasil e que pretende voltar ao Rio em outras oportunidades.

 

Birkar explicou que, logo após a cerimônia, deixou a medalha junto à sua pasta com outros objetos pessoais e que em seguida, se deu conta do sumiço da honraria, feita em ouro de 14 quilates.

 

O iraniano agradeceu a organização por ter providenciado imediatamente uma nova medalha e revelou que não se surpreendeu com a repercussão do caso, porque, em geral, episódios como o que ele atravessou costumam ser divulgados pela imprensa.

Deseja fazer algum tipo de manifestação?

Favor copiar o link do conteúdo ao apresentar sua sugestão, elogio, denúncia, reclamação ou solicitação.