Olimpíada de Matemática será ampliada para mais duas séries do ensino fundamental

01:57 Educação, Notícias 01/08/2018 - 18h59 Rio de Janeiro Embed

Joana Moscatelli

O Ministério da Educação vai ampliar o apoio dado à OBMEP - Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. A competição passará a abranger também alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental. 

 

Nas 14 edições realizadas até agora, a competição reunia apenas representantes do 6º ao 9º ano fundamental e ensino médio. A informação foi dada nesta quarta-feira pelo ministro da Educação, Rossieli Soares, no Rio,  durante a abertura do Congresso Internacional de Matemática, o mais importante encontro mundial de matemáticos que pela primeira vez acontece no Brasil.

 

O ministro informou também que o matemático Arthur Ávila, o primeiro brasileiro a receber a medalha Fields, , vai ser contemplado com a Ordem do Mérito Nacional da Educação, a maior honraria concedida no país na área da educação.

 

Para viabilizar a ampliação da Olimpíada, o MEC vai aumentar em  R$ 10 milhõeso aporte de recursos para o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), que auxilia o ministério na coordenação da competição.

 

A OBMEP é um projeto nacional realizado pelo impa, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática, e promovida com recursos dos Ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Criada em 2005 a competição anual tem entre seus objetivos estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique