Horário de Verão: candidatos do Enem devem ficar atentos ao fechamento dos portões

02:56 Educação, Notícias 16/10/2018 - 20h45 Brasília Embed

Renata Martins

Depois de indas e vindas, está definido: o horário de verão tem início dia quatro de novembro. Dez estados e o Distrito Federal precisam adiantar os relógios em uma hora. E este ano a data coincide com o primeiro dia de prova do Enem. Por isso, será preciso redobrar a atenção para não perder o exame.

 

Com o horário de Verão, o Brasil, que já tem três fusos diferentes passa a ter quatro até 16 de fevereiro do próximo ano.


À meia-noite do dia 3 para o dia 4 de novembro, moradores da região sul, sudeste e centro-oeste, deverão adiantar o relógio em uma hora. Com a mudança, os demais estados ficarão uma hora a menos em relação ao fuso horário anterior.

 

Por exemplo, hoje Ceará e em Brasília têm o mesmo fuso. Durante o horário de verão, quando for seis da noite no Distrito Federal, o relógio dos cearenses marcará cinco da tarde. No Acre, a diferença que hoje é de duas horas, passa para três.


A mudança nos relógios, que ocorre a mais de três décadas, sempre é feita aos domingos, o que ajuda um pouco as pessoas a se habituarem ao novo horário. Mas os  fusos diferentes e e o  horário de verão em parte dos estados pode causar confusão aqueles que vão prestar prova do Enem.

 

De acordo com o edital, os portões abrem ao meio-dia e fecham a uma da tarde, horário oficial de Brasília. As provas iniciam uma e meia. Como os estudantes precisam fazer o exame todos ao mesmo tempo, o horário local para o início do prova é diferente.

 

No Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo o fechamento dos portões será a uma hora da tarde.

 

Em Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e Tocantins, os portões fecham ao meio-dia, horário local.

 

Quando for 11 horas da manhã no Amazonas, Rondônia e Roraima os portões serão fechados nos locais de prova do Enem. Para não ficar na lista dos atrasados, os candidatos do Enem no Acre, devem chegar ao local de prova até às 10 da manhã.



O Ministério da Educação informou que vai reforçar a comunicação aos candidatos sobre o fechamento dos portões e início das provas, que seguem o horário oficial de Brasília.