Ministério Público encontra merenda escolar vencida em Xapuri

01:38 Educação, Notícias 10/10/2018 - 14h52 Brasília Embed

Maíra Heinen

Inspeção realizada pelo Ministério Público (MP) encontrou merenda vencida numa escola infantil, no município de Xapuri, no Acre.


Durante a fiscalização na escola municipal de ensino infantil Latife Zaine Kalume, foram encontrados 22 pacotes de bolachas com prazo de validade vencido, além de óleo de cozinha também fora do prazo de validade.

 

De acordo com o MP, no mesmo dia da inspeção, as crianças haviam consumido as bolachas durante a merenda. O alimento já apresentava consistência amolecida.


Num freezer da escola, a fiscalização também encontrou ovos sem prazo de validade.


A secretária de Educação do município, Fernanda Pinheiro, reforçou que o fato foi um acontecimento isolado e que a prefeitura preza pela qualidade dos alimentos entregues.

 

Ainda segundo Fernanda, a devolução das bolachas vencidas seria feita ainda esta semana.

 

Ao MP, a coordenação administrativa da escola explicou que os alimentos são entregues pela Secretaria de Educação uma vez por mês e que o cardápio da merenda era feito com base em recomendações de uma nutricionista responsável.

 

Os alimentos foram apreendidos pela Vigilância Sanitária Municipal. O promotor que acompanhou a ação, José Lucivan Nery visitou também o setor de merendas municipal e deu orientações para que a escola peça aos fornecedores prazos de validade mais estendidos e também conversou sobre o armazenamento adequado desses alimentos.