Fake News: manipulação de usuários na internet foi tema da redação do Enem

01:53 Educação, Notícias 04/11/2018 - 17h15 Brasília Embed

Dayana Vitor

As notícias falsas dominaram o primeiro dia de provas do Enem. O tema da redação foi manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet, em referência ao uso das fake news. O ministro da Educação, Rossieli Soares, detalhou.

 

Aliás, o próprio Enem foi alvo de uma fake news. Uma publicação falsa circulou nas redes sobre o cancelamento das provas. Assunto que será investigado. Segundo o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, quem espalhou a mentira será descoberto.

 

E até fora dos locais de aplicação da prova, houve mentiras. Em Brasília, um jovem fingiu ser um dos participantes que não conseguiram entrar. Tudo para chamar a atenção da imprensa, postar o vídeo no youtube e ganhar curtidas. Para os jornalistas, ele disse que tinha terminado o namoro para estudar para o Enem e ter perdido o horário, depois de parar para comer.

 

As provas deste primeiro dia de aplicação do Enem foram de ciências humanas, linguagens e redação. No próximo domingo, serão de ciência da natureza e matemática.