Mulheres são maioria nas redações nota mil do Enem

01:58 Educação, Notícias 22/01/2019 - 19h22 Brasília Embed

Mariana Tokárnia

As Mulheres são maioria entre os candidatos "nota mil" na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

 

Segundo um levantamento realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) - das 55 redações que tiraram a nota máxima na prova, 42, ou seja, 76%, foram escritas por mulheres.

 

Na opinião da professora de redação Regiane Pedigone Segatini, esse resultado tem uma explicação: as meninas acabam se dedicando mais aos estudos.

 

Regiane foi a mentora de Aimée Utuni - a única estudante nota mil de Franca, São Paulo. Aimée conta que, para treinar, escrevia quatro redações por semana. E na véspera da prova chegou a escrever 30 textos.

 

A maior parte dos estudantes com a nota máxima é da Região Sudeste, que concentrou 33 dos melhores textos – 14 eram do Rio de Janeiro e 14 de Minas Gerais. A Região Nordeste aparece em segundo lugar, com 14 textos nota mil. Em relação aos municípios, o Rio de Janeiro lidera com cinco redações, seguido por Fortaleza, com quatro.

 

O Enem foi aplicado nos dias 4 e 11 de novembro a mais de 4,1 milhões de estudantes em todo o país. O tema da redação foi Manipulação do Comportamento do Usuário pelo Controle de Dados na Internet.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique